Ora aí está uma tendência amiga da calçada portuguesa! Finalmente uma coisa gira, com pinta e sem saltos que ficam destruídos ao fim de meia dúzia de passos. Os ténis (ou sapatilhas, para a malta lá de cima) escapam-se aos cenários exclusivamente desportivos e juntam-se a looks mais femininos e elegantes. O que não faltam por aí são modelos inspirados nos ténis de running, para usar com saias, vestidos, calções e tudo o que vos apetecer. Gosto muito, muito.







A Gata de Saltos Altos
Gosto imenso dos 1, 7 e 9. São mesmo giras!
Boa semana Pipoca *
http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/
Rafaela
estou completamente rendida a esta tendência pipoca! adoro *.*
http://believe.blogs.sapo.pt/
Lifestyle Report
É daquelas coisas que gosto de ver mas não me sinto bem em usar.
http://mylifestylereport.blogspot.pt/
Cê
Por acaso é uma tendência à qual começo a achar alguma piada :). E realmente o conforto é inigualável…. 🙂
Sem Jeito Nenhum Blog
Mónica Dionisio
Gosto! Muito Prático e os sapatos de salto alto agradecem pois não ficam destruídos na nossa bela calçada portuguesa.
Fashionista
perfeito para o fim-de-semana!
Taras e Manias
Gosto desta tendencia, adoro usar com blazers
Rita
Infelizmente não enquadra um look profissional para certos ambientes de trabalho…
Alexandra de Amorim
Gosto muito do look preto com os néon 🙂
The gLiTtEr Side
Anónimo
Gosto muito desta tendência, mas preciso de uma opinião. Sou professora de 1º ciclo e já arrisquei usar esta tendência na escola… Só que todas as minhas colegas e auxiliares torcem o nariz. Será assim tão inaceitável ir trabalhar com uns ténis giros? :/
Anónimo
Tem que ir como achar que está bem. Eu sou professora do secundário. E quando eles aparecem com as calças nos joelhos e elas de saias que mais parecem cintos? Não temos que comer e calar?
Anónimo
Também trabalho numa escola, no Porto, sou assistente técnica e a moda pegou… Tanto professores, inclusivé as assessoras da direcção, assistentes técnicas e assistentes operacionais todas 'competem' 🙂 em qual o visual mais giro!!! É tudo uma questão de hábito e de mudança de mentalidades!! É um informal chique!!
Axo Anónima das 11:37 que deve insistir, poruqe depois das suas colegas experimentarem, subir e descer escadas, correr para ir buscar testes no intervalo, esperar na fila do bufete e etc etc 🙂 não vão kerer outra coisa!!! A mim até uma aluna e uma professora de Filosogia já me vieram perguntar o modelo de umas das mnhs sapatilhas!
Anónimo
Obrigada pelas respostas. Acho mesmo que vou insistir 😉
ALCINA CUNHA
Acho engraçado nos outros, mas para mim não dá. Seria deixar de ser eu mesma se aderisse a esta tendência, mas sim, dá look's engraçados. =)
Anónimo
A esta tendencia eu não consigo achar muita graça.. parece que estavam com dores nos pés dos saltos e calçaram uns sapatos mais confortáveis que nao têm nada a ver com o contexto..! Esta não!
Vevé
Nadinha de Importante
Esta tendência tem tudo a ver comigo, sempre adorei andar de ténis!!
nadinhadeimportante.blogspot.pt
Anónimo
adorooo os nove mas estao esgotados :((
catarina ferreira
Onde se vendem os 9? Queria tantooooo
Anónimo
Depende dos ténis. Os com aspecto mais ténis de corrida não gosto (mas isso é porque não gosto do aspecto do ténis em si).
Moa
Adoro esta moda!!! Adoro ténis!
Anónimo
Já uso há muito! Quando nem era moda! Viva o teni! 🙂
Ana Rita Moreira
Eu gosto desta tendência, mas para mim tem que ficar para o fim-de-semana! E também admito que com uns saltos sinto-me mais elegante 🙂
R de Rita
Anónimo
eu sempre fui menina de sapatilhas… tenho por hábito fugir às tendências. desta vez foi ela que me apanhou…quero fugir 😉
bjs.
c.
Filpa R
Os 1 , 7 e 9 são os meus preferidos! Sou totalmente apologista desta tendência!
Anónimo
A "malta cá de cima" sabe falar. Não é "metida a chique". Ténis é um desporto, sapatilha é calçado.
Tennis shoes – daí a confusão e a tentativa da malta que tenta ser "classe alta" – o que quer que isso queira dizer.
Inês
Oh anónimo, então TODA a gente em Lisboa quer ser da "classe alta"… Que ridículo. Assim como vocês dizem fino e nós imperial, vocês dizem sapatilhas e nós dizemos ténis. Tão simples quanto isso.
Anónimo
Então e o que é que o anónimo calça para a ginástica ou para o ballet? Para mim isso é que são sapatilhas!
Ninguém é metido a fino e todos falamos português, usamos apenas termos diferentes 🙂
Anónimo
é como a história da bica e do café. 😉
para a "malta cá de cima" bica é um pão.
BTW, parece que até à data andava desatualizada da moda.
Anónimo
Vai-me desculpar. Eu sou do Porto, digo sapatilhas… Mas esse seu comentário foi só estúpido. Não me parece que haja motivos para defender os nortenhos ou atacar os lisboetas, são só expressões diferentes, por favor!
Anónimo
Não. Não é a mesma coisa, tão pouco uma mania regional. Há a maneira correcta e a incorrecta.
Mania de dizer ténis deriva da expressão inglesa tennis shoes para designar o calçado utilizado na modalidade.
Já em português ténis é um desporto.
Anónimo
sou do norte (viana do castelo) e sempre chamei tenis, e nao conheco ninguem que chame a isso sapatilhas…
Anónimo
Tendo estudado linguística posso-lhe dizer que ambas são corretas.
Num ponto de vista normativo, que é aquele que você prefere, ténis aparece no dicionário da língua portuguesa quer como desporto, quer como tipo de calçado.
Num ponto de vista descritivo dou-lhe uma novidade: a ideia do que é correto ou incorreto numa língua é uma verdadeira falácia. A forma como você escreve/fala hoje era incorreta há cem anos e será incorreta daqui a cem, porque a língua é algo que está em constante evolução e olhe que essa evolução está longe de ser ditada pelos dicionários e pelas academias, mas sim pela forma de falar.
Usando mesmo o problema dos "ténis", se toda a gente começar a usar esta palavra, o "sapatilhas" passará a ser um arcaísmo.
No fundo em língua não existe correto e errado, existe sim a norma que é sociavelmente aceite e mais reconhecida.
E antes que pergunte, não sou lisboeta, sou nortenha de gema e é por ser nortenha que estas questões de atacar o português dos outros me enervam profundamente, pois a nossa forma de falar é atacada todos os dias e apelidada de parola, quando não é um português errado, mas apenas diferente, que por não ser a norma padrão é completamente desprestigiado.
Anónimo
E! Nos lisboetas queremos ser todos da classe alta! Já os tripeiros querem ser mesmo bregas com todas aquelas asneiras que dizem e que acham que e vocabulário normal! São escolhas! Eu cá prefiro os ténis! Raquel
Nuno
Eh lá, uma discussão de filosofia e linguística por aqui… e eu a pensar que isto era só visons e bijuterias.
A expressão "tenis" é apenas mais um estrangeirismo, ou consequência de um. A língua vai evoluindo…
Bons exemplos são "Kispo", ou "caterpílar", que são usadas para designar determinados itens, mas derivam de MARCAS.
Anónimo
Prefere ténis? Eu prefiro futebol. São escolhas.
Exactamente o que eu disse, nuno das 12h47. Que ténis foi adaptação da língua inglesa que "pegou".
Adaptação da língua portuguesa e não necessariamente evolução.
Infelizmente o dicionário já não é uma fiel representação do que faz ou deveria fazer parte da língua.
Anónimo
Ai raquel que aziada…. Já agora digo que comentário parolo.
Flap
Só gosto daqueles ténis de pano para o verão, que caem muito bem com vestidos e calções. Estes não me convencem, acho que dá sempre um ar 'desleixado'…
Só mesmo para um look descontraído de fim de semana, até porque não é em qualquer trabalho que se podem usar ténis, por muito que estejam na moda.
ana vaz
Alguém sabe dizer onde posso encontrar as 9?
Anónimo
Então eu devo fazer parte do leque da "malta cá de cima" que é "metida a chique" e tenta ser de "classe alta".
É que em toda a minha vidinha sempre que que ia comprar este tipo de calçado pedia (peço) uns ténis. E os funcionários das lojas percebiam (percebem) bem aquilo que quero. Talvez quisessem (queiram) fazer parte da classe alta. Digo eu.
Anónimo
Se alguém me disser que tem dor nas engivas ou que teve uma pulmonia eu percebo perfeitamente e não corrijo por respeito. Não torna o que estão a dizer correcto.
Anónimo
Veja por favor a resposta de uma leitora que e entendida no assunto. E já agora consulte o dicionário e deixe de ser desagradável!
Anónimo
*é.
Dicionário? O mesmo que incluiu a palavra entroikado e outras barbaridades pertencentes à gíria comum?
Entendo, querem ser como o Brasil que traduz à letra e estraga a língua portuguesa.
Câncer – cancer
Goleiro – goal keeper
Time – team
Constipação – constipated que significa na realidade prisão de ventre em inglês.
and so on
Juízo crítico, recomendo vivamente.
Anónimo
Viva o respeito! Ou então somos todos uma cambada de leigos, caro anónimo (23:05).
É que os próprios funcionários lhes chamam ténis…
E já agora.. Vai dizer que nunca pronunciou algumas dessas "barbaridades pertencentes à gíria comum" ?!?!
Anónimo
Ai isto é tendência? Estou dentro da moda há mil então 😀
TheEmpress
Já aderi há anos.
Sou uma fashionista, avant la letre 😀
Anónimo
Não estás um pouco atrasada pipoca? Essa tendência já se usa desde o ano passado… Bem como algumas dessas fotos são antigas.
Também já aderi há muito, é brutal!
Anónimo
alguem sabe o preço dos nº7?
obrigada
Sónia Domingues
Admito que em alguns dos looks das fotos até fica giro/engraçado.
Agora outros… Como uma leitora já disse: "parece que estavam com dores nos pés dos saltos e calçaram uns sapatos mais confortáveis".
Talvez tenha haver com a cor da própria sapatilha. Os mais discretos parecem encaixar melhor nos looks 🙂
Bj*
Anónimo
Tenho umas New Balance iguais a da foto numero 5 mas em pele,e ja foram moda no ano de 99 e 2000 e ainda hoje continuam a fazer sucesso.
Diana Mora Moraes
Há uma "imitação" mini para bebés na Zara… de rir!! 🙂
Cláudia Guerreiro Teixeira
Há umas girissimas na zara também!